Acesse o Link : https://www.youtube.com/watch?v=2YfnSGkmoZk
Alunos 7º Ano A, assistiram ao vídeo e fizeram trabalhos
Trabalhamos com o nossos alunos 7 ºano A- Mandalas
A palavra " mandala" significa círculo. É símbolo de integração e harmonia. Durante muito tempo foi usada como expressão artística e religiosa, através da arte indígena para rituais de cura.
Mandala é uma imagem circular composta por um padrão de formas que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. Uma mandala é muito mais que um simples desenho. Elas são formadas por uma série de formas geométricas: círculos, triângulos, quadrados e retângulos.
Os indígenas construíam suas mandalas com areia colorida e acreditavam que cada cor possuía um significado, por isso, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores.
Atividades - Tangram- Construção de Figuras
ÂNGULOS
Atividades realizadas pelos nossos alunos 8º ano C
Construções Geométricas
Um plano é um objeto geométrico infinito a duas dimensões. Uma figura plana nada mais é do que um plano que possui uma forma específica e para que ela exista é preciso que tenha no mínimo três lados.
Professores responsáveis: Márcia Beatriz (Sala de Leitura)
Márcia Reis (Matemática/ Ciências)
Paulo Cesar Parada (Mátematica)
Vânia Cláudia V. (Mediadora)
Sandra D.C.Spagnuolo (Vice- Diretora -PEF)
Plano de Aula sobre Ângulos
Plano de aula
Disciplina: Matemática.
Público alvo: 7º ano
Tempo previsto: 03 aulas.
Assunto: Espaço e forma
Justificativa:
Faz-se necessário o ensino de ângulos para que o aluno possa compreender e relacionar com as diversas situações problemas e cotidianas.
Objetivo:
Compreender a ideia de medida de um ângulo ( em grau ) sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.
Conteúdos:
- Ângulos
- Unidades de medida.
Habilidades e competências:
- Compreender o conceito de ângulo e identificas seus elementos.
- Identificar e representar ângulos retos, agudos e obtusos.
- Construir ângulos utilizando régua, transferidor e compasso.
- Compreender a idéia de ângulo como mudança de direção.
- Estimar medidas de amplitude e estabelecer relações entre diferentes unidades.
Estratégias:
- Verificar antes por meio de uma avaliação diagnóstica que noções de ângulos, a turma possui.
- Dividir a classe em duplas, pedir que faça um círculo de 5cm de raio. Pedir que recortem de modo que cada um fique com uma metade (semicírculo)
- Seguir as instruções:
- Usando dobraduras, por tentativas, dividir o semicírculo em 3 parte iguais, marcando as dobras. Cada uma corresponderá a 60°.
- Dividir ao meio cada uma das 3 partes obtendo em cada parte um ângulo de 30°
- Dividir ao meio cada ângulo de 30°, falar a classe que o transferidor é um instrumento de medida, portanto é necessário uma escala numérica.
Metodologia:
Inicia-se através da construção das medidas dos ângulos ( 360°, 180°, 90°, 45° ). Depois utiliza-se das medidas para comparar e observar elementos internos do ambiente que possuam esses ângulos preenchendo uma tabela. E por fim estimular também a leitura pedindo uma pesquisa em grupos sobre ângulos para os alunos, onde cada grupo teria que expor o seu trabalho para os colegas.
Recursos didáticos:
Sulfite, régua, transferidor, compasso, lápis, borracha, xérox da tabela, jornais, revistas, objetos da sala de aula, cola, tesoura, e o próprio aluno.
Avaliação:
A avaliação será contínua e durante todo o processo (da construção do ângulo até a comparação) com atividades em duplas onde os alunos irão verificar as medidas dos ângulos nas figuras apresentadas. A avaliação servirá para redirecionar o trabalho caso .
Simetrias e rotação.
Objetivo(s) : Identificar simetrias de reflexão, rotação e translação; Encontrar o(s) eixo(s) e períodos dessas simetrias; Determinar o simétrico de uma figura com relação a um eixo.
Conteúdo(s) : Eixos 9º anos
Tempo estimado : 5 ou 6 aulas
Material necessário :Espelhos retangulares, figuras construidas em cartolina, papel quadriculado, objetos diversos.
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