Muitas pessoas pensam que ser solidário com os outros significa sofrer junto deles ou abraçar os problemas alheios.
Não é bem assim que funciona a magia da solidariedade! Ser solidário significa compreender, entender, auxiliar, apoiar, estender sua ação, “sua mão amiga” às pessoas ao seu redor sem se preocupar com o retorno e possíveis recompensas, pois a arte de ser solidário brota de nosso coração, de nossa alma.
Portanto, ser solidário não significa absorver os sofrimentos dos outros, pelo contrário, entender os problemas e atuar de uma forma positiva para ajudá-las.
A prática da solidariedade não é somente dar água a quem tem sede, comida a quem tem fome, doar roupas, calçados e demais pertences que não usa mais, é preciso dedicar uma parte de seu tempo para quem necessita de ajuda. Ajuda esta que poderá ser uma palavra amiga, um gesto de otimismo, alegria, um sorriso, um aperto de mão, uma oração, prece, um aconselhamento, uma leitura esclarecedora para alguém, uma visita ao hospital, ao asilo, ser um voluntariado em um projeto comunitário e muitas outras maneiras de ajudar. Não é a doação em si que faz a pessoa ser solidária, mas sim a força de vontade em ajudar o próximo de alguma forma positiva de acordo com as possibilidades.
Ser solidário é uma das formas de solução para os problemas existentes em nosso planeta, é a pura prática do amor, do carisma, do bem, de se colocar no lugar do outro, de ser humilde, modesto. Não é algo que deverá ser mostrado, comprovado e sim doar uma parte de sua essência Divina ao próximo.
E os estudos e pesquisas estão aí para revelarem os pontos positivos de ser solidário, portanto, é benéfica a magia da solidariedade para nossa saúde emocional, mental e psicológica. Até nosso sistema nervoso e cardiovascular fica relaxado, tranquilo, praticando assim um gesto de generosidade e bondade.
Enfim, ser solidário nos ajuda a enfrentarmos melhor os desafios da vida, não focando apenas nos nossos problemas, pois a vida é repleta de muitas perspectivas positivas.
E como já dizia Chico Xavier: “A caridade é um exercício espiritual… Quem pratica o bem, coloca em movimento forças da alma”.
Fica aqui esta reflexão de hoje para vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário